Texto: Judô Um Esporte de Formação

Sempre vi o judô como sendo uma ferramenta na colaboração e formação de caráter de uma pessoa. Hoje, sempre estamos vendo, um judô, somente no foco competitivo, sendo meio que uma obrigação, ir e conquistar todas as competições, deixando de ensinar o básico e ensinando somente o jeito de lutar, apenas luta, não ensinando judô.
Quando falo, que lutar não é judô, tem professor que torcer o nariz, só que judô não é judô, tirando sua essência e filosofia, lutar por lutar, não deixa de ser apenas luta, deixando de ajudar na formação do aluno e fazendo dele apenas um lutador.
Judô tem essência, caminhos a trilhar, não podemos deixar de ensinar isso, ser sensei que ensina apenas a lutar vejo como treinador, sensei que ajuda na formação vejo como um colaborador na formação de pessoas, um ser especial de suma importância. Isso me refiro, a todos os professores, que levam sua profissão a esse patamar, de ajudar na formação social das pessoas.
Então, sensei! Competição não é importante?
Claro que é, sendo dosada de maneira correta, tem alunos, que gosta de ir em competição, só que, vão por gostar, tem os que são competidores, só que mesmo sendo competidores, temos que ensinar a essência, mostrar que ser um grande judoca competitivo, sendo um judoca exemplar, fora e dentro do tatame.
Os valores do judô são essenciais, medalhas e competições são consequências, nunca podemos esquecer isso!
Texto de: Ralf Rozas  

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora